domingo, 2 de outubro de 2011

Chegando em Lisboa

Ainda não amanhecia e estávamos pousando em Lisboa. 17 C, nenhuma nuvem no céu, tudo indicava um dia de temperatura amena. Era muito cedo para o check in no hotel, então partimos para o Castelo de Sao Jorge, por indicação da minha Queridona, para ver Lisboa do alto. Mó visual ! A fortaleza medieval fica no alto de uma das colinas de Lisboa e dá uma visão bem geral do Tejo pra cá da ponte. Subimos a pé pelas vielas, contra a gravidade. Minha Queridona venceu o óbito e chegou lá em cima legalzona, apesar da noite não dormida, da ressaca do rock in rio e de nosso relogio marcar 4 da madrugada. Descemos na intenção de chegar ate a Torre de Belém. No caminho, fizemos um pit stop para uns chppinhos hoogarden e leffe (salvou legal, num momento em que o cansaço já chegava junto pra valer. Eram 11h). Compramos um bilhete de electrico, mas resolvemos andar mais um pouco para mais uma parada no Cais do Sodré, onde fui convencido de q havia vários barezinhos, restaurantes, tudo a beira do Tejo, agradabilissimo. Só q já passava um pouco do meio dia e o sol e o calor europeus resolveram tirar uma ondinha com o casal cervejeiro carioca. Sério, passamos um perrengue de calor inesquecível rs. Pegamos finalmente o tal electrico (tem q comprar bilhete antes ou ter moeda para a máquina dentro) e saltamos, como disse um jogador de futebol certa vez, "na terra que Deus nasceu", Belém. Mas, falando serio, se o Cara não nasceu ali, deu um tempo naquelas paragens: pqp, aqueles pasteis de Belém têm algo de divino mesmo! São tipo umas empadinhas doces, feitas com massa folhada, que saem aos milhares, numa linda confeitaria de mais de cem anos: Ele também já interviera há 39 anos ao me planejar com preferência pelos salgados... parei na segunda.

Ah a idéia era ir a Torre de Belém. Mas não rolou. O calor, a roupa totalmente inadequada e os dois pasteis de Belém que se alojaram um em cada pálpebra tornaram inviável. Fomos, então fazer o check in, tomamos um banho e caímos na cama, para recarregar as baterias para a noite no Bairro Alto. Vimos apresentações de Fado lindas, tomando vinho (1),

comemos lombo de bacalhau tomando vinho (2)

e acabamos numa casa maravilhosa de musica e vinho (3 garrafas) no bairro alto,

onde o garçom nos deu uma aula apaixonada sobre vinho do Porto. Foram várias as saideiras de vinho do Porto e Madeira. Quem sabe o quanto antes, Ita e Ruivinha, não tomamos essas saideiras de VP juntos...

Esse nós não bebemos... A loja vale a visita: Grapes & Bites- Bairro Alto

Lisboa já da saudade, mas amanhã temos mais um dia inteiro aqui e esse foi só o primeiro dia da viagem.