terça-feira, 4 de outubro de 2011

De Lisboa para Nazaré, Fátima e Figueira da Foz.

Hoje estou com o computador da Karine, minha cunhadinha. Valeu, Cu ! Ele é muito bom, bem conservado. Ela é cuidadosa, mantem pro resto da vida aquele plástico que cobre o teclado quando está na loja... rs O mais engraçado é ver ela usar o computador, enfiando a mão por debaixo do plastico para alcançar o teclado. kkk
Mas, vamos lá.

Lisboa foi muito pouco tempo. A gente já sabia que as 2 noites lá seriam só para entrar no fuso e dar uma olhada na cidade. Saímos de manhã (nosso "de manhã" não é muito ao pé da letra não, tá... rs, tipo 13h), depois de fazer uma espécie de piquenique na Restauradores. Eu tava doido por um presunto bom (um presunto cru) e ainda não tinha comido. A gente ia tomar café no Solar do Presunto, mas não rolou de novo de usarmos essa indicação do Rogério. Tava fechado. Mesmo faltando 20 min para abrir, desistimos e trocamos por comprar uns pães, queijos e frios no mercadinho e fazer uma farofinha básica na praça. Mesmo que tivesse foto, a gente não ia botar.

Partimos para pegar o carro que reservamos, um Hunday a gasóleo, 1.4 e caímos na estrada, rumo a Nazaré. Nazaré é lindo. Uma praia linda, tipo as brasileiras, de água cristalina (mas gelada de doer... nem rolou tibum) e areia dourada. As casas são todas pintadas de branco e no canto da praia tem uma escarpa, com um farol na ponta e várias construções lá no alto. Sinistramente lindo.





Molhamos os pés no mar, andando até o canto da praia e depois fomos lá em cima, ver o visú. As fotos falam por si.






- Ah ! Vamos sentar aqui, tomar uma cerveja e de repente comer uma sardinha assada...
Resultado: foi a cervejinha, as sardinhas, depois um vinho rosé e um arroz de polvo com almêijoas que me fez suar em bicas. Nem com muita força de vontade e a emoção de estarmos ali naquele lugar único e lindo e de estar realmente divino o arroz, foi possível vermos o fundo da panela. Tiramos umas fotos, tomamos coragem e partimos para Fátima.


Fátima é emocionante, como tudo o que é construído a partir da fé e da esperança das pessoas. Lembrei muito das minhas tias amadas: Maria de Lourdes, Lucia, Duda e Amélia. Elas eram contemporâneas das três crianças que viram Nossa Senhora em vida. Enquanto a notícia dessa bem-aventurança corria um mundo puro de internet e trazia os peregrinos que paravam à sombra da Azinheira, elas sobreviviam à perda dos pais, no interior do Maranhão do início do século passado. Foram elas que me contaram essa história. Demoraram à beça, mas hoje vivem a mesma graça.
Minha Queridona ficou séria e silenciosa. Ela já é amiga de Nossa Senhora de Fátima desde criancinha...

Já eram mais de nove da noite e tínhamos que escolher a cidade onde iríamos dormir. Pegamos a estrada de novo e aí eu vi realmente o que é dirigir numa estrada boa da Europa, com um carro potente. Rapidinho, estávamos em Figueira da Foz. Achamos um Ibis baratinho, bem central, demos uma passada no cassino e fomos jantar. O restaurante Caçarola, de frutos do mar, subterrâneo, foi incrível. Nem vou falar muito pro leitor não achar que é tiração de onda, em plena segunda feira: camarões de entrada e um robalo na brasa, com 2 Douros. Um deles, o tinto CARM Reserva, safra 2007, segundo o garçom, regou o último casamento real inglês, este ano. Conferimos num blog e parece que é verdade mesmo. Olha, se eu fosse príncipe... fazia exatamente o que eu fiz: pegava a minha princesa e vinha para Figueira da Foz curtir um jantar, um vinho, uma noite como a de ontem.




Vou ficar devendo o dia de hoje, de Fig. da Foz a Braga, o início da fase família da viagem. Já é tarde.


4 comentários:

  1. AMEI a parte do "princesa". Você é realmente um cara de sorte!!!!

    Já ansiosa pelo próximo post!

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando esse blog !
    Que praia fantástica.... aproveitem !
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. caraca, Lu, não acredito que você deixou ele levar esses óculos!!! hahahahah parei aqui pra dar uma espiada e mandar beijos.

    ResponderExcluir
  4. Estou impressionado com o texto do meu primo. Que orgulhoso! Na volta será cobrado a ter o mesmo empenho na CM!! Lindas fotos, saudades da terrinha...
    Bj

    ResponderExcluir